sábado, 19 de outubro de 2013

Adão Pretto: um exemplo da boa política

UMA HISTÓRIA A SERVIÇO DA VIDA

Na política como na vida, é muito difícil encontrar alguém que realmente vive profundamente o que fala, e o que pensa.
Já vivi o bastante para contar nos dedos, com satisfação, a alegria e emoção de ter convivido com essas pessoas que ultrapassam os limites das mesquinharias, das fofocas, e da soberba baseada no poder do dinheiro e do cargo que momentaneamente ocupam.
Falo hoje, especificamente, do companheiro das lutas por Justiça Social, Adão Pretto.
Na sexta-feira, dia 18, aconteceu na Câmara de Vereadores de Cruz Alta o lançamento do livro e do documentário em vídeo, que conta resumidamente a história de vida do camponês, pequeno agricultor de Miraguaí-RS, que se espantou ao ver pela primeira vez um acampamento de pessoas sem-terra a beira de uma estrada quando viajava pela região.
De ministro de eucaristia, tocador de gaita e trovador, fez de sua vida uma cruzada em defesa dos mais pobres do Brasil, sendo Sindicalista da entidade dos trabalhadores rurais da sua cidade, conquistou a liderança do MST depois dos primeiros acampamentos na década de oitenta, foi escolhido como candidato a Deputado Estadual e começou uma saga, que o transformou em um grande exemplo  de liderança forte com a forma simples e humilde do povo que representava.
Foi Deputado Federal por seis mandatos, sendo que o último não foi possível concluir. Sempre escolhido primeiro, pelos movimentos sociais que representava.  Uma certa ocasião, nos encontramos em Brasília, por acaso, num restaurante próximo ao seu apartamento e ele me dizia que estava um pouco cansado da experiência do parlamento, das regras que amarravam o avanço das conquistas dos trabalhadores. Queria outras tarefas para fazer avançar a luta do povo.
Normal para quem fez da vida um reflexo honesto das suas convicções.
Dias depois de seu falecimento, eu estava em Brasília para negociação dos recursos para o Núcleo Santa Bárbara, e ao andar por um corredor onde funcionam as comissões da Câmara, vi um banner onde destacava que ali ocorria uma reunião da Comissão de Direitos Humanos e entidades de todo o Brasil para homenagear o Deputado Adão Pretto.  Pego de surpresa, entrei na sala que estava cheia, e tive a honra e a alegria de perceber que o Adão, um homem simples lá de Miraguaí, mas um lutador social como poucos, era homenageado por centenas de entidades e personalidades dos Movimentos Sociais do país.
Enxerguei com meus próprios olhos, aquilo que eu já sabia de histórias contadas, que o Gabinete do Adão era dos poucos, senão o único, que representava os interesses da Classe trabalhadora e suas organizações de luta de todo o nosso imenso Brasil.
Um parlamentar do Brasil, da luta de todos os pobres e explorados de cada canto do Norte, do Nordeste, do Centro-oeste, do Sudeste e do Sul.
Na atividade realizada sexta feira em Cruz Alta, o filho do Adão, Deputado Estadual Edgar Pretto, relatou um fato emocionante e de uma singela grandeza, que não estamos acostumados a ver com frequência nas relações políticas em nosso meio.
Contou ele, que quando o Adão estava no hospital já doente, recebeu a visita de um grupo de Deputados, dentre eles o Deputado Federal Ronaldo Caiado. Quem conhece as lutas pela terra mais ferrenhas da década de oitenta lembra que o Caiado era líder da então UDR, organização dos grandes donos de terra do país. Portanto adversário contundente da visão que o Adão representava. Pois o Deputado Ronaldo Caiado disse aos filhos do Adão naquele momento, que o debate que estabelecia o Adão no Congresso era de alto nível, num padrão ideológico que fazia calar todos os deputados em plenário quando o Adão se pronunciava. Demonstrando o respeito necessário que devemos ter na democracia com nossos adversários que tem consistência de ideias e capacidade de conviver com a divergência, embora de posição antagônica, estava ali uma pessoa capaz de dar um testemunho da importância de uma liderança popular para a vida política do país.
O Adão Pretto que conhecemos, pra bem da verdade, não ficaria a vontade com essas homenagens e elogios sobre sua prática de vida.
Mas para nós, é importante ressaltar os valores que movem homens como o Adão Pretto, pois nos provoca e nos mostra a todo momento, como somos e o que podemos ser.

“ ...Não basta uma virtude passiva; é preciso uma virtude ativa. Para fazer o bem, é preciso sempre a ação da vontade. Para não fazer o mal, basta, apenas, não fazer nada e ficar indiferente às coisas que acontecem.”
(Apóstolo Paulo)
Vilson Roberto
Ex-Prefeito de Cruz Alta – 2005/2008 e 2009/2012





Nenhum comentário:

Postar um comentário