terça-feira, 14 de janeiro de 2014

UPA SEM CONDIÇÕES DE USO???

1-   CADA UM DEVE FAZER A SUA PARTE
Conforme o tempo vai passando, a verdade vai se apresentando mais claramente.  Nada escapa ao tempo.
Quando estamos apenas confortáveis em posição de questionamento do que acontece ao nosso redor, expressamos livremente nossas verdades.  É um comportamento comum achar que sabemos todos os caminhos quando não somos responsáveis pelas decisões.
Falar, falar e falar, parece bastante cômodo e aparentemente inocente.  Os que se enganam sobre si mesmos achando-se capazes e alto suficientes, desabam diante dos fatos e da experiência real sobre o que consideravam de fácil solução: gerir uma folha de pagamento por exemplo.
Primeira reação quando a incompetência aparece, é acusar e colocar a responsabilidade nos outros, nos desafetos.  Criar um fato espetacular e acusar de forma irresponsável. Uma clara demonstração da fraqueza de caráter.
Nesse tipo de postura, a vibração decorrente da personalidade desse perfil de individuo atrai para sua volta pessoas que sintonizam com o mesmo modo de agir. Tem também os que acostumam às circunstâncias e fazem de conta que não sabem do que se trata.
De qualquer forma, acredito sinceramente que não vale a pena ficar batendo na mesma tecla todo tempo, mas às vezes não há outro caminho.  É quase inútil buscar entendimento baseado numa postura civilizada, quando o instrumento utilizado com maestria pelos nossos adversários (e não inimigos) é esconder a verdade.  Esconder os fatos positivos e assumi-los como atos seus é a velha história do “chupim”, que pegando tudo pronto não se importa de assumir injustamente o lugar dos outros...
Um grande político meu amigo, homem de postura decente, me disse que para fazer a boa política existe uma linha imaginária em nossas vidas que não podemos ultrapassar: representa á ética, o caráter, o respeito ao interesse público.  Como ninguém está acima do bem e do mal, e erros acontecem, é preciso ter esses valores para representar com dignidade a população que nos coloca nesses espaços da vida pública.
Com certeza, tem quem ache tudo isso uma grande bobagem. Principalmente os que utilizam a função pública focado em seus interesses particulares e familiares.
2 - QUALIDADE PARA A SAÚDE
Dias atrás, mais precisamente em 27 de Outubro do ano passado, em entrevista ao Jornal Diário Serrano e na imprensa local, o atual Prefeito manifestou-se sobre a obra da UPA em Cruz Alta. Disse entre outras coisas que “é o maior exemplo de má gestão do dinheiro público” e que “o prédio não tinha condições de operar”.
Passado um ano de governo, é hora de começar a falar. A tática se repetiu sistematicamente: desfazer das ações feitas no passado e assumir como suas as obras significativas que estão sendo feitas e que virão a ser realizadas com recursos federais.
Para quem não está acostumado com a tramitação desses projetos, é bom informar que dificilmente se consegue viabilizar uma obra oriunda de recursos federais em apenas alguns meses. Por isso que cinco postos de saúde estão sendo reformados e ampliados, que a obra do entorno da Rodoviária e da santinha foram viáveis.  Que o trator, o caminhão, foram comprados com recursos federais já garantidos em 2012. Que temos Escolas Infantis sendo construídas. E o asfaltamento das vias da cidade que será feito no ano de 2014 com mais de 18 milhões de investimento, foi encaminhado e viabilizado em novembro de 2012.  Para á UPA, deixamos garantido mais de 880 mil do Governo do Estado para compra de equipamentos.
Nos últimos dias, o prédio “sem condições de uso” recebeu parte dos equipamentos carregados em camionetes e “ambulâncias” que entravam com desenvoltura pela lateral da UPA, e nenhuma grande obra retificadora foi realizada. Estranho né?
Nossa contribuição para saúde pública dentre tantas, foi criar uma rede básica eficiente com alguns investimentos que geraram grandes resultados: 10 novos postos de saúde(ESF), Clínica de Fisioterapia,  uma UPA(Unidade de Pronto Atendimento), os serviços do SAMU, a Farmácia Popular e a mortalidade infantil reduzida pela metade.

Vilson Roberto

Ex-Prefeito 2005/2008 e 2009/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário