domingo, 22 de setembro de 2013

Policia Comunitária em Cruz Alta

Uma Conquista
Bom ver os primeiros resultados do trabalho da Polícia Comunitária em Cruz Alta. Na reportagem do Diário Serrano do dia 15 de setembro, chama a atenção o título da matéria dizendo que a criminalidade reduziu em 66% nas duas áreas de cobertura do programa. Quando definimos as regiões onde seriam implantados os núcleos, fizemos em parceria com os órgãos de segurança, mas consideramos dados da criminalidade e áreas de maior vulnerabilidade social, e também em locais onde já vínhamos implantando serviços sociais em maior escala, considerando a própria necessidade levantada pelos servidores das Secretarias de Saúde e Desenvolvimento social.
Investimentos em novos Postos para atender a saúde das pessoas, os Centros de Referência em Assistência Social, Cozinha Comunitária, Calçamento nas ruas e Moradia.  Ações que somadas às da Polícia Comunitária, pode representar á médio prazo mudanças importantes na vida de quem mora nessas regiões..
Durante a transição de governo, apresentamos junto com o Coronel  Julio Cezar Marobin, Diretor do Departamento de Ensino e Treinamento da SSP, de maneira transparente a ideia, que foi aceita e encaminhada pela atual administração.
Cruz Alta que muitas vezes é maltratada por alguns pessimistas, tem esse programa sendo realizado antes mesmo de cidades maiores e mais importantes no cenário estadual.
É uma conquista importante que altera os conceitos da segurança pública no país.
Temos inclusive, profissionais locais responsáveis por dar cursos de aperfeiçoamento pelo estado, demonstrando que estamos dentre os municípios do Brasil mais avançados na busca de novos métodos e experiências para o tema da segurança.
 Essa conquista merece ser comemorada.

GOVERNO TARSO GARANTE RECURSOS PARA VIDEO-MONITORAMENTO NO ALTO JACUÍ E BOTUCARAÍ
Investimento será de 4,6 milhões em mais de 280 pontos com Câmeras de vídeo- monitoramento. Em 29 municípios.
A reunião aconteceu  na Secretaria de Segurança do estado, no final de agosto, reunindo técnicos da Secretaria e representantes do COMAJA-Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto Jacuí. 
Presentes representando o Consórcio o Sr. João Shemer-Secretário Executivo, Erineo Orth-Presidente do Consórcio e Prefeito de Tapera, e eu, como Ex-Presidente do Consórcio responsável pela primeira negociação.
O tema que começou a ser debatido ainda em 2011, em reunião com o Governador Tarso Genro na Expointer,  ganhou força.  Naquela ocasião o Consórcio reuniu vários Prefeitos no Parque de Esteio para apresentar ao Governador e Secretários de Estado o projeto de “Uma região mais segura”, envolvendo centrais de controle em cada município, rede de fibra óptica e Câmeras de Vídeo-Monitoramento em mais de 280 pontos.   A proposta técnica foi apresentada em detalhes envolvendo 29 municípios da região do Alto Jacuí e do Botucaraí, o que agradou o grupo do Governo Estadual presente na reunião.
A parceria prevê envolver os órgãos de segurança da região, como Brigada Militar e Polícia Civil, além de buscar empreendedores do setor empresarial que se proponham a investir em mais câmeras.  Algumas redes de Bancos já manifestaram interesse.
Essa experiência, é sem dúvida nenhuma, um dos maiores exemplos de parceria Público/Privado que se tem notícia na região e no Rio Grande do Sul. 
Foi uma engenharia política de muita grandeza, capitaneada pelo Consórcio de Municípios do Alto Jacuí, que conseguiu reunir no mesmo projeto, recursos oriundos do Governo Federal, Governo do Estado, Municípios da região e Iniciativa Privada.
Nessa primeira fase, os recursos do Estado e dos Municípios garantirá um valor aproximado de 7 milhões, que dará base para toda infraestrutura necessária: central de controle, fibra óptica e duas câmeras em cada município.
Uma vitória de todos que acreditam e trabalham por ações conjuntas entre os municípios da região. Uma conquista da boa política.

Vilson Roberto
Ex-Prefeito de Cruz Alta – 2005/2008 e 2009/2012
(Publicado do Diário Serrano-22.09.2013)


Nenhum comentário:

Postar um comentário