segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Recursos para Segurança Pública Garantidos

GOVERNO TARSO CONFIRMA  VIDEO MONITORAMENTO NO ALTO JACUI E BOTUCARAÍ
Foto de Reunião de apresentação do Projeto na Expointer/2011.

Investimento será de 4,6 milhões em mais de 260 pontos com Câmeras de vídeo monitoramento. Em 29 municípios.

A reunião aconteceu  na Secretaria de Segurança do estado, no final de agosto, reunindo técnicos da Secretaria e representantes do COMAJA-Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Alto Jacuí. 
Estiveram presentes representando o Consórcio o Sr. João Shemer-Secretário Executivo, Erineo Orth-Presidente do Consórcio e Prefeito de Tapera, e Vilson Roberto-Ex-Presidente do Consórcio e também ex-Prefeito de Cruz Alta.
O tema que começou a ser debatido ainda em 2011, em reunião com o Governador Tarso Genro na Expointer,  ganhou força.  Naquela ocasião o Consórcio reuniu vários Prefeitos no Parque de Esteio para apresentar ao Governador e Secretários de Estado o projeto de “Uma região mais segura”, envolvendo centrais de controle em cada município, rede de fibra óptica e Câmeras de Vídeo Monitoramento em mais de 260pontos.   A proposta técnica foi apresentada em detalhes envolvendo 29 municípios da região do Alto Jacuí e do Botucaraí, o que agradou o grupo do Governo Estadual presente na reunião.
A parceria prevê envolver os órgãos de segurança da região, como Brigada Militar e Polícia Civil, além de buscar empreendedores do setor empresarial que se proponham a investir em mais câmeras.  Algumas redes de Bancos já manifestaram interesse.
Essa experiência, será sem dúvida nenhuma, um dos maiores exemplos de parceria Público/Privado que se tem notícia na região e no Rio Grande do Sul. 
Foi uma engenharia política de muita grandeza, capitaneada pelo Consórcio de Municípios do Alto Jacuí, que conseguiu reunir no mesmo projeto, recursos oriundos do Governo Federal, Governo do Estado, Municípios da região e Iniciativa Privada.
Nessa primeira fase, os recursos do Estado e dos Municípios garantirá um valor aproximado de 7 milhões, que dará base para toda infraestrutura necessária: central de controle, fibra óptica e duas câmara em cada município.
Vilson Roberto, Ex-Prefeito de Cruz Alta, afirma que o  “desenvolvimento da região passa pela capacidade das lideranças e população em agir de forma unida na defesa de seus interesses. Um bom exemplo que o COMAJA representa, e que continua mostrando a todos”, concluiu.
O protocolo de intenções entre a secretaria de Segurança Pública do Estado e o Comaja, foi firmado na Câmara de Vereadores de Ibirubá dia 28 de Abril de 2013. O secretário Michels e o presidente do consórcio na época, Vilson Roberto Bastos dos Santos, assinaram o documento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário