sexta-feira, 12 de julho de 2013

Para onde caminha o Jornalismo em tempos de Internet

Quem constrói a reputação


Autor:
Coluna Econômica
Palestro na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, OSCIP que trabalha com gestão pública na Bahia.
A grande questão que se apresenta: como estimular a inovação no setor público? Em geral, não há o reconhecimento do sucesso e penaliza-se profundamente o fracasso.
Uma das saídas - sugerem - seria o Prêmio de Jornalismo instituído pela Consad (Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração), visando estimular as reportagens sobre gestão pública.
Não é por aí. É prática pontual, que se aplica às velhas formas de jornalismo, não às formas pós-redes sociais. Muito mais eficiente seria instituir um prêmio para as melhores práticas de gestão.
***
Um administrador ousa, até corre riscos, pelo reconhecimento. Todo processo inovador enfrenta problemas, que precisam ser superados até sua consolidação. No meio do processo, a probabilidade maior é o gestor ser bombardeado pela velha mídia, que dará manchetes para cada problema surgido, muitas vezes inviabilizando o trabalho.
Mesmo quando há o reconhecimento, parte de jornalistas sem conhecimento aprofundado do tema - já que não existem jornalistas setoristas de gestão pública. Assim, a construção da reputação acaba sendo repassado para mãos leigas.(Continua...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário