quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural

Comissão de Agricultura aprova parecer de Bohn Gass ao projeto que cria a ANATER

Layout
O parecer do deputado Elvino Bohn Gass (PT/RS) ao projeto do Governo Dilma que cria a Anater (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), foi aprovado nesta quarta-feira (7/8), por unanimidade, na Comissão de Agricultura da Câmara Federal.
         A principal alteração feita por Bohn Gass diz respeito à vinculação da nova agência com a Política Nacional de ATER (PNATER). Assim, ficou definido que o público prioritário a ser atendido pela nova agência são os agricultores familiares e médios produtores rurais. “Nosso trabalho foi
de adequação. Formalizamos que a atuação da agência se dará de acordo com as diretrizes da política nacional. Isto não estava explicitado no projeto original. Agora, está”, diz o relator.
         Bohn Gass avalia que seu relatório resgata a construção da política nacional de ATER que define princípios fundamentais como a gratuidade dos serviços e a opção preferencial pela agroecologia. Além disso, o parecer do deputado gaúcho estabelece como prioritário o diálogo da Anater com os governos estaduais e os órgãos oficiais de ATER e, ainda, amplia a participação das entidades de agricultura familiar no Conselho Assessor Nacional da agência.
         Para a elaboração do parecer, Bohn Gass realizou duas audiências públicas onde reuniu a Frente Parlamentar de ATER e a Comissão de Agricultura da Câmara Federal. Além disso, manteve encontros com representantes da Contag (Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura), Asbraer (Associação Brasileira das Entidades Estaduais de Assistência Técnica e Extensão Rural), Faser (Federação Nacional dos Trabalhadores da Assistência Técnica  e do Setor Público Agrícola do Brasil), ministérios do Desenvolvimento Rural e da Agricultura e, ainda, com a Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária).
         O projeto, agora, vai ao Plenário da Câmara para votação final e posterior encaminhamento ao Senado. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário