quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Snowden

 Jornalista que deu o furo da espionagem americana diz que alvo dos EUA não são apenas terroristas


Snowden
Glenn Greenwald, o jornalista do The Guardian responsável pela publicação das informações sobre o sistema de espionagem eletrônica dos EUA, disse no Senado brasileiro ter provas de que os americanos usam a rede para obter vantagens comerciais e tecnológicas. A afirmação derruba o argumento do governo de Barack Obama de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) usa a vigilância para proteger seus cidadãos do terrorismo.
Greenwald afirmou que o ex-técnico da CIA Edward Snowden lhe entregou cerca 20 mil documentos que ainda precisam ser estudados. Segundo ele, os EUA usam espionagem para obter proveito em concorrências com outros países e empresas, com destaque para áreas industriais e financeiras.
Greenwald comentou o teor de uma carta que teria sido assinada pelo embaixador americano no Brasil, Thomas Shannon, na qual o diplomata elogiava os trabalhos da Agência de Segurança Nacional dos EUA (NSA) na América Latina. “A espionagem está dando muita vantagem ao governo americano ao negociar os contratos. Eles podem saber as estratégias que os governos de outros países da América Latina estão planejando. Isso não tem nenhuma relação com terrorismo, com segurança nacional”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário