Belo texto de Leonardo Boff sobre Niemeyer
- Niemeyer e Boff: conversas sobre Deus(clique aqui)
- Quem é ateu e viu milagres como eu…” Sempre lembro destes versos de Caetano Veloso quando tento definir meu agnosticismo místico, se é que me entendem. Conversas sobre Deus, o divino, os mistérios deste mundo, me emocionam, sobretudo quando elas se dão entre ateus e teólogos que se respeitam intelectualmente. Foi assim com este texto que recebi do frei Leonardo Boff, um dos ideólogos da Teologia da libertação, sobre sua amizade com Oscar Niemeyer e que gostaria de compartilhar com vocês. É maravilhoso.
***
O comunismo ético de Oscar Niemeyer
Por Leonardo Boff
Não tive muitos encontros com Oscar Niemeyer. Mas os que tive foram longos e densos. Que falaria um arquiteto com um teólogo senão sobre Deus, sobre religião, sobre a injustiça dos pobres e sobre o sentido da vida?
Nas nossas conversas, sentia alguém com uma profunda saudade de Deus. Invejava-me que, me tendo por inteligente (na opinião dele) ainda assim acreditava em Deus, coisa que ele não conseguia. Mas eu o tranquilizava ao dizer: o importante não é crer ou não crer em Deus. Mas viver com ética, amor, solidariedade e compaixão pelos que mais sofrem. Pois, na tarde da vida, o que conta mesmo são tais coisas. E nesse ponto ele estava muito bem colocado. Seu olhar se perdia ao longe, com leve brilho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário