segunda-feira, 5 de agosto de 2013

COMPARATIVOS DA SITUAÇÃO ATUAL DO COMÉRCIO EXTERIOR

A verdade sobre o comércio exterior brasil 

             Leia a história completa » -Enviado por on 02/08/2013 –

Os jornais amanheceram, como de praxe, com manchetes apocalípticas. O Globo veio com um déficit “Pior da história”. Eles jamais fizeram manchetes similares quando se trata dos juros (menores da história, antes dos recentes aumentos) ou do salário mínimo. Mas quando encontram um fato negativo, eles carregam nas tintas e põem na primeira página.
Acontece que não é bem assim. A imprensa mente mesmo quando fala a verdade. Então lá fui eu fuçar no Sistema Alice, o nosso banco de dados público sobre comércio exterior, que é um dos melhores do mundo. Tenho experiência nisso porque trabalhei por quase 15 anos escrevendo sobre café para o jornal especializado que eu tinha, além de colaborar para sites estrangeiros. Especializei-me em estatísticas de comércio exterior.
Compilei os dados da nossa balança comercial desde 1995 até hoje, preparei algumas tabelas e gráficos.
Não é correto jogar tanto peso na balança comercial de um mês só, porque se fica a mercê de distorções sazonais. O certo, sobretudo numa análise política que pretenda usar dados econômicos, é usar períodos acumulados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário