domingo, 4 de agosto de 2013

Reflexão

Publicado no Jornal Diário Serrano em 04.08.2013.
SIMPLESMENTE A VERDADE
Como tenho dito insistentemente, a democracia é um regime primordial para que as pessoas de boa vontade estabeleçam o debate aberto e franco sobre tudo o que acontece, exercitando opiniões diferentes sobre fatos acontecidos e realidades vividas.  É também a melhor forma conhecida de fiscalizar o uso de recursos públicos, e se você tem alguma experiência então, não pode se furtar em dar seus pitacos,  pois sempre há o risco de a verdade ser pisoteada.
Pior que isso, todos sabemos que muitas vezes a versão dos fatos passa a ter valor maior do que o fato em si.  Assim como, uma decisão judicial nem sempre reforça os fatos verdadeiros e vice-versa.
Não sendo ingênuo e sabendo disso, tenho buscado informar minha verdade dos fatos para que as pessoas em geral possam fazer seu juízo de julgamento.   Pessoa pública tem essa obrigação e responsabilidade.
Nem sempre, no entanto, consigo responder às mentiras que são mencionadas sorrateiramente às sombras da covardia.  Muitas inclusive desrespeitando pessoas que foram importantes na história da cidade.  Como exemplo, e talvez você já tenha ouvido algo parecido, sito alguns: “o ex-Prefeito Vilson Roberto está morando em Porto Alegre, muito bem de vida, num apartamento de cobertura comprado do ex-Prefeito José Westphalen, algo no valor de mais de 2 milhões de reais. Parece que teve ajuda de uma empresa que prestava serviços à Prefeitura...”   Ou como me contaram essa semana, que eu teria comprado com o mesmo tipo de “ajuda” três caminhões carreta e colocado no nome de um laranja...  Tem ainda outra,  “de que comprei milhares de hectares de terra no Mato Grosso”... e ai vai.
Sei que parece piada, pelo menos pra mim que vivo de um salário de Assessor Parlamentar, tendo como área de atuação todo interior do Rio Grande do Sul.  Aliás, tornei isso público desde o primeiro dia pela imprensa para deixar tudo às claras.
Mas tudo isso, é na verdade uma prática perversa para buscar equilibrar o debate político no nível mais baixo possível:  dessa forma se todos são picaretas e ladrões,  ninguém merece respeito e consideração.  Afinal, se alguns são acusados de compra de votos, outros se corrompem ganhando dinheiro de empresas...

O outro lado da moeda
O que ficou de bom da experiência de ter sido Prefeito é que fiz muitos amigos em todos os segmentos.  Mas discutindo com alguns deles, ouvi relatos de conversas dos amigos dos amigos, ou rodadas em família ou locais de trabalho, onde outras verdadeiras fábulas surgem que gostaria de dividir com aqueles que me acompanham lendo essa singela coluna: “se o cara não aproveitou o tempo de prefeitura para ‘ganhar dinheiro’ é um babaca “.   Ou ainda:  “todo mundo se aproveita, o prefeito tem que sair no mínimo rico da Prefeitura”...
Vejam que paradoxo: na concepção de alguns poucos (espero), ou você é ladrão, ou é babaca.

Recorrendo a Rui Barbosa
“De tanto ver triunfar as nulidades; de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça. De tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e a ter vergonha de ser honesto”.

Vilson Roberto
Ex-Prefeito de Cruz Alta – 2005/2008 e 2009/2012

Nenhum comentário:

Postar um comentário